CAMINHOS DA MUDANÇA

Todo início de ano é época de planos pessoais de revisão do  modo de vida e de comportamento.
É compreensível que isso ocorra, porque todos estamos procurando um melhor sentido para nossas vidas.
A rotina, sempre as mesmas coisas, o mesmo trabalho, as mesmas pessoas, a repetição dos mesmos problemas, das mesmas soluções, as relações familiares e profissionais sempre se repetindo como se não pudessem ser diferentes.
Então a saída é procurar uma transformação dentro de nós, que nos traga uma nova perspectiva para entender a vida, de lidar com nossos relacionamentos e nossas idiossincrasias.
Se alguém nos mostra um caminho mais fácil para encontrar essa transformação, logo nos interessamos por ela.
Tenho ouvido como opção infalível para conseguir essa transformação, empreender uma viagem, em geral por caminhos já trilhados por muitos, e de resultados positivos!
São caminhadas longas, por trajetos  tradicionais, em geral na Europa, passeios com grande apelo turístico, em que se pode reunir o útil ao agradável.
O mais importante é, há o testemunho pessoal de amigos e conhecidos, que após tais caminhadas conseguiram transformar-se em  novas pessoas, mudaram paradigmas e a forma de ver a realidade, o mundo, as pessoas!
Em fim, tornaram-se outras pessoas, podem agora respirar aliviadas, o mundo mudou para elas, ou melhor, elas mudaram e passaram a enxergar o mundo por um novo viés!
Viajei por muitas partes do mundo, convivi com as pessoas das ruas das cidades por onde passei, e é verdade que, após essas experiências, há um enorme ganho cultural dentro de nossas mentes. Podemos entender melhor certas detalhes da História.
Agora,  tornar-se outra pessoa, ou pior, considerar que essa experiência é um divisor de águas em sua vida, é um exagero e uma grande ilusão!
Ao percorrer o Vale do Loir, visitando os palácios dos reis de França, o Palácio de Versailles por exemplo, conseguimos entender as causas da Revolução Francesa! A riqueza e o luxo em que viviam as Cortes de França era um acinte, um escárnio para a vida miserável da população francesa.
Ver a juventude atual dos ex-países comunistas nos proporciona uma grande alegria, a esperança e o entusiasmo nos rostos desses jovens é uma experiência que nos comove!
Mudanças profundas em nossas mentes, em nossa forma de ver a realidade e assumir novas posturas para enfrentar a realidade são mais complicadas de acontecerem, pois as estruturas mentais que norteiam nossos sentimentos e atitudes estão gravadas em nosso DNA.
A  herança genéticas que recebemos de gerações muito anteriores à nossa e que moldam nossa personalidade, não são mutáveis tão rapidamente, pois estão em locais específicos de nossas mentes, cujas rotinas não se alteram com num passe de mágica, apenas porque passamos por campos, montanhas maravilhosas e vasta vegetação nativa!
Talvez nas viagens pelo cosmos tenha havido um impacto brutal nas mentes dos astronautas, pelo ineditismo das imagens, jamais vistas ou sonhadas pelos homens e pelas novas perspectivas que se abriam à humanidade, quando finalmente abandonou seu campo gravitacional!!
Seria muito bom se fosse tão simples assim resolvermos nossos problemas existenciais com uma bela paisagem terrestre!
Agora, é justificativa ideal para uma viagem inesquecível, de preferência só!!

Luiz Santilli Jr.

Um comentário:

Bill Falcão disse...

Fico feliz em ver que o amigo Luiz continua um blogueiro de primeira!
Grande abraço!