A ÁRDUA MISSÃO DE FRANCISCO

A vinda do papa Francisco ao Brasil faz parte de um trabalho de estancamento da corrente de abandono do catolicismo por parte de jovens de todo o mundo!
Sendo o Brasil a maior concentração de jovens que ainda se declaram católicos, nada mais razoável do que iniciar por aqui!
O grande problema é que o Catolicismo Apostólico Romano, que há mais de dois séculos tenta fazer o papel vivido por Jesus Cristo, no sentido de construir um mundo bem melhor, tem fracassado totalmente!
O Vaticano, sede dessa organização religiosa, tem sido ao longo desses mais de 2.000 anos, palco dos maiores escândalos, envolvendo papas, bispos, padres, em fim, tem se mostrado uma instituição que não entendeu, nem um pouco, a mensagem de Cristo!
Ao contrario, usa a figura de Jesus como pano de fundo, porém nada faz ou fez que possa minimamente lembrar o grande mandamento reforçado por ele: "Ama o próximo como a ti mesmo"!
Hoje, o Vaticano e a Igreja estão mergulhados numa teia tão intrincada de ambições, poder e interesses, que o próprio Francisco nomeou um bispo para gerenciar o Banco do Vaticano e que havia tido relações sexuais com outro membro da alta direção da Curia! Vai ter que rever essa nomeação quando voltar do Brasil!
Veja a que ponto chegou o desencontro em que vive o Vaticano e sua cúpula!
Hoje o catolicismo amarga uma marca irrisória de fiéis entro os países europeus, está em grande declínio na América do Sul, restado os países africanos, onde o papa deve concentrar seus trabalhos.
Os problemas psicossociais e das relações humanas, não são entendido pelos líderes católicos, como drogas, homossexualismo, separação de casais, amor livre, posse de riqueza e tantos outros. São tratados pelo binômio pecado-perdão, que não convence mais as mentes das pessoas!
Presos que estão aos dogmas, aos costumes seculares, à falta de soluções adequadas aos dias de hoje, os lideres católicos tentam de tudo para uma saída, que não acham há mais de dois mil anos de desencontros!
Um mundo bem melhor, preconizado por Jesus é possível de ser construído, e muitas outras religiões e filosofias de vida já vêm praticando, o problema é que isso exige coragem e humildade, coisa que o Vaticano nem sonha que existe, a começar pela forma como se vestem os bispos e o papa, completamente em desacordo com o homem comum, como a quererem deixar claro suas condições de seres especiais, esquecendo-se de como Cristo se apresentou durante toda sua vida, simples e igual aos seus iguais!
LSJ 

2 comentários:

Darwin disse...

Muito bom seu ponto de vista, Santilli. Independente de opiniões, é fato que a igreja Católica está pelo menos 2013 anos atrás de nosso tempo. Grande abraço.

A.C.Mazzei disse...

Caro Santilli, muito boa sua crônica, só faltou um comentário que julgo muito importante sobre a teologia que se fundamenta na Bíblia e é interpretada de maneira totalmente distorcida, pois o culto a Maria e aos santos é condenado desde o Pentateuco à mais de 1400 anos AC.
Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(Joa 14:6)
Portanto Maria e os "santos" estão aguardando o julgamento final e não tem nenhum poder de intersecção junto a Deus.
Abs.