UMA SOCIEDADE JUSTA PARA TODOS

Ao longo da História da humanidade temos visto que, em diferentes épocas, os homens têm tentado uma variedade interminável de formas de organização sócio-cultural-econômica-religiosa para ordenar o convívio dos grupos sociais.
No passado mais remoto, grandes impérios se formaram como o egípcio, o grego, o romano e outros, que dominaram os povos subjugados durante certo tempo para em seguida desmoronarem.
Mais recentemente, convivemos no mundo com uma enorme variedade de regimes sócio-políticos com a intensão de governar as nações ou grupos de nações, cada um deles se autoproclamando a forma ideal de controle da sociedade, proporcionando o melhor sistema de vida para seus povos.
Capitalismo, socialismo, comunismo, reinado, principado, sultanato e alguns mais, e o resultado é que todos falham na tentativa de proporcionar uma vida mais justa, mais digna e mais feliz à sociedade que abrigam.
E o que se vê é fracasso e mais fracasso!
Guerras, terrorismo, pobreza extrema, descontentamento geral, falta de perspectiva de vida para todos!
Será que isso demostra a incompatibilidade total de os homens viverem em sociedade?
Ou será que esse fracasso permanente na construção de sistemas sociais está no elemento constituinte das sociedades, o homem?
É muito provável que esta seja a causa fundamental.
É urgente uma reformulação total das mentes dos líderes, dos governantes, dos homens e mulheres que formam essas sociedades, no sentido de um objetivo Maior, mais voltado ao “ser” e menos ao “ter”.
Mais altruísmo e menos egoísmo, mais amor e menos ódio, mais solidariedade e menos omissão.
Um mundo somente será melhor, ser for melhor para todos!
Enquanto não houver Justiça, no sentido mais puro e absoluto do termo, não poderá haver harmonia, nem paz!
E se isso não for feito de forma urgente, tudo vai continuar como está, um mundo em eterno conflito, onde a infelicidade impera e a desesperança é o sentimento mais presente.
Digo, não vai continuar como está, vai piorar muito!

LSJ

Nenhum comentário: